sábado, 4 de abril de 2009

Salvador, 460 de fe, alegria e beleza


A cidade de salvador surgiu para fortalecer a colônia, criar uma unidade administrativa, política e militar, alem de protegê-la dos estrangeiros que queriam lucrar com a economia local. Com muito poder nas mãos e com muitas idéias na cabeça, o rei Dom João III instituiu o governo geral no ano de 1548.

E foi graças a essa determinação que chega a terra colonizadora a frota de Tome de Souza no dia 29 de março de 1549 e, funda um lugar batizado com o nome de São Salvador.

O projeto de construção da cidade já vem pronto de Portugal, e foi determinado que fosse erguida na parte alta de morro para se proteger dos ataques dos inimigos e dos índios. E foi assim que Salvador surgiu no trecho que hoje vai da Praça Castro Alves ate a Praça da Se, prolongando depois para as regiões do Terreiro de Jesus e Pelourinho.

A cidade do São Salvador e o primeiro município a ser fundado no Brasil. Antes, eram apenas vilas nas terras colonizadas.

Soteropolitano Surge no século XX. Soteropolitano significa salvador, politano de polis, cidade, em grego. Foi escolhido por já existirem os salvadorenhos em El Salvador.

Tome de Souza fica no governo entre os anos de 1549 e 1553.

Segundo o professor emérito da UFBA Waldir Freitas Oliveira, devemos mais de 75% da nossa herança básica. De la vem a nossa língua e o Brasil e o maior pais do mundo a falar o mesmo idioma. E trouxe o culto aos santos.

O livro Salvador, Capital da Colônia escrito por Avanete Pereira Souza relata que a cidade chega ao século XVIII com de 30 mil habitantes, sendo a mais importante do império, atrás apenas de Lisboa. Perde o titulo de capital para o Rio de Janeiro, pois como local estratégico para o novo mercado a ser explorado, o mercado do ouro de Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário